Hasta la Vitória, Siempre!

domingo, fevereiro 26, 2006





Cuba proclamou hoje a sua irrevogável decisão de criar uma sociedade enteiramente justa e realçou que jamáis voltará ao capitalismo.


Isso foi repetido por Ricardo Alarcón, presidente do Parlamento Cubano, ao falar na cerimónia solene no 111º aniversario do inicio da guerra contra o colonialismo espanhol, em 24 de Fevereiro de 1895, organizada por José Martí. O acto, encabeçado pelo presidente Fidel Castro, teve lugar na Tribuna Antimperialista situada em frente da Oficina de Intereses dos Estados Unidos, na capital La Habana, depois que foram içadas 138 bandeiras nacionais em mastros colocados em frente dessa séde. (Ler aqui o discurso completo).

sábado, fevereiro 18, 2006

Voltarão!

os Povos de Espanha solidários com a libertação dos 5 lutadores cubanos, presos nos Estados Unidos por lutarem contra o terrorismo, criaram uma página web de apoio à luta do povo Cubano pela Justiça

http://www.libertadparaloscinco.org.es./

segunda-feira, fevereiro 13, 2006

o CHE na China

Mais actual do que nunca!

Mensagem aos Povos do Mundo Através da Tricontinental
Ernesto 'Che' Guevara
1967

sábado, fevereiro 11, 2006

Las Krudas: podem as Mulheres ser Lésbicas, Feministas, e Hip-Hop em Cuba!?
















Enquanto entre nós se vai adiando a discussão do problema da não descriminação de pessoas em função da sua raça, tendências sexuais ou confissões religiosas, atente-se no que se passa em Cuba:

No álbum Cubensi, o duo constituído por Wanda Odaymara Cuesta e Olivia Prendes (uma negra e uma branca) cantam "Vamo, a vencer la dificultad,". Elas são o duo interracial “Las Krudas” e afirmam-se logo na primeira faixa:
“Sexo femenino, siempre relegado
pero las Krudas el molde han quebrado
vamo' a vencer la dificultad” (…)

e continuam, numa outra faixa do mesmo album:

“Eres bella siendo tú,
ébano en flor, negra luz
Eres bella siendo tú,
cuerpo no es única virtud.
Eres bella siendo tú,
ébano en flor, negra luz
Eres bella siendo tú, inteligencia es tu virtud”

se ficou interessad(a)o, pode-se ouvir aqui as faixas em MP3:
"No somos Iguales" (uma letra notável) e ainda
"Cueva", e "Metia"

sexta-feira, fevereiro 03, 2006

La Bodeguita del Medio



Sobre um artigo de Armando Reyes para a revista “Destinos”

Uma combinação de qualidade, modificações de imagem, o resgate de tradições e o voluntarismo de um colectivo, catapultou a Bodeguita del Médio para a obtenção da classificação de Excelência Empresarial que é atribuida pelo governo municipal de Havana.
O director da instalação, Roberto Hidalgo, aponta qual a chave do êxito que resultou do esforço do staff formado ppor 63 trabalhadores, entre eles 17 mulheres do pequeno bistrot de pouco mais de uma dúzia de metros quadrados aberto ao público como bar e um espaço para restaurante nos fundos, capaz de oferecer atendimento a uma média de 13.000 clientes mensais.
Hidalgo explica que o resultado económico, muito importante neste caso, deriva da motivação especial da equipa de La Bodeguita, que nos seus 62 anos de existência sempre foi caracterizado por um serviço de excelência, na qual o “cubanismo”, o crioulo, e o trato formal e informal é o mais surpreendente e atractivo para os visitantes.
“Um Museu Vivo” no dizer de um funcionário, porque a mais conhecida das “bodegas cubanas, mostra fotografias, rúbricas e objectos que enriquecem o universo cultural dos comensais, em conjunto com os pratos de cozinha tradicional cubana.
Segundo Hidalgo, a ampliação do menu influiu de forma decisiva no recorde de vendas durante os anos de 2003 a 2005 esperando novamente bater máximos no periodo corrente.Antes baseada fundamentalmente em variações de pratos de carne de porco, a decana instalação fundada por Martinez em 1942 como uma taberna clássica, agora oferece pescado, marisco, e bifes de rês na mais pura das tradições da culinária cubana.
Sem dúvida, o produto estrela continua sendo o “Mojito”, a bebida que o Nóbel da Literatura norte-americano Ernest Hemingway elevou a uma categoria de órbita mundial, com a sua expressão: “mi Mojito en la Bodeguita, mi Daiquiri no Floridita”, frase que domina desde o alto do balcão emoldurada num quadro.
Visitada por famosos como Cantinflas, Joan Manuel Serrat, Nat King Cole, Guillermo Franchella, Oscar d`Leon, Glória Pires e pelo Presidente Salvador Allende e Camilo Cienfuegos, entre outros, a tradição de autografar nas paredes chegou a afectar tanto o espaço que após algum tempo só se apercebiam já manchas inintelegiveis e perdiam-se assinaturas de personalidades por impossibilidade de conservação. A gerência adoptou então a fórmula para manter a tradição inaugurada por Martinez e tambem para salvar a história para os futuros visitantes, estando agora os famosos nomes resguardados em quadros protegidos.
A obtenção do prémio de excelência empresarial é encarado como incentivo para aspirar a outras distinções, entre elas, a do Prémio Nacional de Qualidade deste ano, conforme a implantação das normas ISO-9000, que providenciará um cada vez melhor serviço ao cliente. A “Bodeguita del Medio” é uma das dez instalações mais destacadas do Ministério do Turismo em 2005, conquistando a distinção da mais destacada do grupo hoteleiro Gran Caribe em termos de cumprimento de normas sanitárias e de defesa do meio ambiente.