Hasta la Vitória, Siempre!

sexta-feira, fevereiro 03, 2006

La Bodeguita del Medio



Sobre um artigo de Armando Reyes para a revista “Destinos”

Uma combinação de qualidade, modificações de imagem, o resgate de tradições e o voluntarismo de um colectivo, catapultou a Bodeguita del Médio para a obtenção da classificação de Excelência Empresarial que é atribuida pelo governo municipal de Havana.
O director da instalação, Roberto Hidalgo, aponta qual a chave do êxito que resultou do esforço do staff formado ppor 63 trabalhadores, entre eles 17 mulheres do pequeno bistrot de pouco mais de uma dúzia de metros quadrados aberto ao público como bar e um espaço para restaurante nos fundos, capaz de oferecer atendimento a uma média de 13.000 clientes mensais.
Hidalgo explica que o resultado económico, muito importante neste caso, deriva da motivação especial da equipa de La Bodeguita, que nos seus 62 anos de existência sempre foi caracterizado por um serviço de excelência, na qual o “cubanismo”, o crioulo, e o trato formal e informal é o mais surpreendente e atractivo para os visitantes.
“Um Museu Vivo” no dizer de um funcionário, porque a mais conhecida das “bodegas cubanas, mostra fotografias, rúbricas e objectos que enriquecem o universo cultural dos comensais, em conjunto com os pratos de cozinha tradicional cubana.
Segundo Hidalgo, a ampliação do menu influiu de forma decisiva no recorde de vendas durante os anos de 2003 a 2005 esperando novamente bater máximos no periodo corrente.Antes baseada fundamentalmente em variações de pratos de carne de porco, a decana instalação fundada por Martinez em 1942 como uma taberna clássica, agora oferece pescado, marisco, e bifes de rês na mais pura das tradições da culinária cubana.
Sem dúvida, o produto estrela continua sendo o “Mojito”, a bebida que o Nóbel da Literatura norte-americano Ernest Hemingway elevou a uma categoria de órbita mundial, com a sua expressão: “mi Mojito en la Bodeguita, mi Daiquiri no Floridita”, frase que domina desde o alto do balcão emoldurada num quadro.
Visitada por famosos como Cantinflas, Joan Manuel Serrat, Nat King Cole, Guillermo Franchella, Oscar d`Leon, Glória Pires e pelo Presidente Salvador Allende e Camilo Cienfuegos, entre outros, a tradição de autografar nas paredes chegou a afectar tanto o espaço que após algum tempo só se apercebiam já manchas inintelegiveis e perdiam-se assinaturas de personalidades por impossibilidade de conservação. A gerência adoptou então a fórmula para manter a tradição inaugurada por Martinez e tambem para salvar a história para os futuros visitantes, estando agora os famosos nomes resguardados em quadros protegidos.
A obtenção do prémio de excelência empresarial é encarado como incentivo para aspirar a outras distinções, entre elas, a do Prémio Nacional de Qualidade deste ano, conforme a implantação das normas ISO-9000, que providenciará um cada vez melhor serviço ao cliente. A “Bodeguita del Medio” é uma das dez instalações mais destacadas do Ministério do Turismo em 2005, conquistando a distinção da mais destacada do grupo hoteleiro Gran Caribe em termos de cumprimento de normas sanitárias e de defesa do meio ambiente.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O Mario Soares tambem lá tem a fotografia.

10:20 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home