Hasta la Vitória, Siempre!

segunda-feira, janeiro 30, 2006

A Nova Batalha Cubana

por Angel Guerra: " As palavras de Fidel Castro na Universidade de Havana em Novembro passado têm importância política e teórica para os revolucionários, os anticapitalistas e os progressistas do mundo, mas sobretudo da América Latina, em plena luta anti-neoliberal. O tema central do discurso é a real possibilidade da reversibilidade da revolução, em consequência dos erros dos revolucionários cubanos e não por acção do imperialismo ianque e da contra-revolução, há décadas tentando, infrutiferamente e por todos os meios ao seu alcance, esse objectivo. Esta revolução, afirmou Fidel, pode autodestruir-se, mas eles não a podem destruir. A importância da abordagem deste tema não está apenas na sua relação com os actuais problemas de Cuba, mas no facto histórico de todas as revoluções socialistas terem sido destruídas pelos seus próprios filhos, legítimos ou bastardos. A questão posta em debate pelo comandante é que há que impedir a repetição do fenómeno" Leia Mais, Aqui




o velho Comandante observa o painel luminoso colocado na Secção de Interesses dos Estados Unidos em Havana, durante uma gigantesca manifestação de repúdio em face da nova ofensiva de Bush contra Cuba. O painel passa frases feitas de Martin Luther King sobre a luta deste activista em prol dos direitos humanos. Uma das frases que poderiamos sugerir sobre King e os EUA seria esta:

"Assassinado pelo "establisment" por defender os Direitos Civis dos Negros no país do "Ku Klux Klan" e da força repressiva: O linchamento no passado e a perseguição politica no presente".
ler mais em:
www.insurgente.org