Hasta la Vitória, Siempre!

sábado, setembro 22, 2007

Fim ao Bloqueio

Filipe Perez Roque, o chefe da diplomacia cubana apresentou hoje em Havana o relatório que Cuba levará à Assembléia Geral das Nações Unidas, denunciando os efeitos do boicote. O documento, que será votado em Nova York dia 30 de outubro, avalia em mais de US$ 89 biliões as perdas causadas pelo embargo imposto há mais de quatro décadas. No último ano, denunciou o ministro, as perdas de Cuba por causa do embargo superaram os US$ 3 biliões. A sua aplicação "alcançou níveis sem precedentes de esquizofrenia", afirmou.
"Estamos no momento em que o bloqueio se aplica com mais sanha e ferocidade", insistiu Pérez Roque. Ele exigiu o fim do embargo e rejeitou as acusações contra Cuba do secretário de Comércio dos Estados Unidos, Carlos Gutiérrez.
Gutiérrez afirmou na segunda-feira que o embargo foi bem-sucedido, rejeitou o diálogo entre os dois países e afirmou que Cuba é uma "paródia" no que diz respeito aos Direitos Humanos. "o nosso país tem sido claro em sua posição, e está disposto a um diálogo que respeite a nossa soberania e os nossos direitos, na qualidade de iguais. Estamos dispostos a continuar resistindo por mil anos ao bloqueio e às agressões. Se Cuba não foi posta de joelhos até hoje, muito menos será no futuro", disse o chanceler. Para Pérez Roque, o comentário de González sobre as garantias fundamentais em Cuba não se sustenta. Ele lembrou que o país é membro do Conselho de Direitos Humanos. Já os Estados Unidos "não disputaram a eleição para uma vaga no órgão por medo de perder".
"Ninguém pode acusar Cuba de torturas, vôos secretos, seqüestros de pessoas", lembrou o ministro cubano. Ele denunciou a situação na prisão da base militar dos EUA em Guantánamo, pedindo o fechamento da instalação militar e sua devolução à ilha.
"De quem é a paródia? Quem é o violador?", perguntou Pérez Roque. Ele se referiu também aos comentários dos pré-candidatos presidenciais americanos sobre suas políticas. E afirmou que a única proposta aceitável é o fim do bloqueio.
Segundo o ministro, só os aspirantes com menos possibilidades se referiram ao tema de forma "honrosa" e defenderam a suspensão "incondicional" do boicote. Já os pré-candidatos com possibilidades têm mostrado "muita hipocrisia", propondo suavizar algumas medidas ou endurecer o bloqueio.

"O bloqueio tem que ser levantado já, imediatamente e incondicionalmente, porque é uma violação dos direitos do povo cubano e da lei internacional", afirmou o ministro.
"O Governo dos EUA não tem nem uma só razão para justificar o bloqueio, uma política de genocídio contra um povo que não constitui uma ameaça à sua segurança", insistiu.
Cuba espera conseguir um apoio maioritário para a sua declaração de condenação do embargo na Assembléia das Nações Unidas. No ano passado foram 183 votos a favor, quatro contra e uma abstenção.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

concerteza que este Bloqueio é inadmissível,não razão alguma para o manter, a não ser o òdio e a tremenda frustração dos que não têm a coragem e a determinação de lutar pelos seus direitos e que vendem a própria família por 1§. FORÇA CUBA!

3:47 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home