Hasta la Vitória, Siempre!

segunda-feira, outubro 10, 2005

Sacrificio e Morte de Che Guevara

A 8 de Outubro de 1967, o Sargento Teran assassinou Che Guevara. Historiadores rapidamente apontaram Ciro Roberto Bustos, um dos homens da confiança de Che, como sendo o seu traidor. Durante 30 anos, este homem tem vivido em silêncio. Pela primeira vez, Ciro Bustos, um argentino que por via da sua participação no crime ainda hoje está exilado na Suécia na cidade de Malmoe, falou das circunstâncias que envolveram a morte de Che no documentário de 2001 “Sacrifício: Quem traiu Che Guevara?” com direcção de Erik Gandini e Tarik Saleh, exibido o ano passado no DocLisboa.

As certezas da CIA e das autoridades bolivianas, da presença de Che, aumentaram ainda mais quando capturaram , em Muyupampa, um vilarejo no sul do país, no dia 20 de abril de 1967, o intelectual francês Regis Debray, um agente de ligação de Fidel com Che, e um seu companheiro, o argentino Ciro Bustos. Tornou-se evidente que a presença dos dois estrangeiros na Bolívia se devia a existência de um plano mais vasto de operações de guerrilhas para subverter o governo de La Paz.. Debray, depois de torturado, confessou que "Ramón" era mesmo o Che. O presidente da Bolivia apressou-se a chamar especialistas militares americanos na guerra contra-guerrilha e a oferecer 4200 dólares de prémio a quem denunciasse Che Guevara. Não tardou muito,,,com a ajuda de um desertor,Ciro Bustos desenhou croquis de todos os acampamentos.
Gregório Santillan Merubia veterano do exército boliviano, conta como foram os últimos dias do líder revolucionário nas mãos dos inimigos:
"a Central de Inteligência Americana (CIA) e as autoridades locais confirmaram a sua presença no país em Abril, ao capturarem o intelectual francês Regis Debray e o argentino Ciro Bustos em Muyupampa, um vilarejo no sul. Torturado, Debray confessou a verdadeira identidade do guerrilheiro Ramón (adivinhe quem). No acampamento de Gregório, porém, não se tocou no assunto. "A gente queria agarrar o Pombo (Harry Viegas Tamayo, do grupo de Guevara), um cubano moreno, alto e que havia matado alguns soldados", garante.
Encontrei Gary Prado, o Wily (Simón Cuba Sarabia, boliviano do grupo de Guevara) e o Che, sem sapatos, com três pares de meias e as mãos amarradas", lembra Gregório. À noite, em La Higuera, ele foi ver os prisioneiros na escola do vilarejo. "Che" tinha uma ferida na coxa esquerda e queria mijar." Descobri uma panela de barro, desamarrei-lhe as mãos e os pés, e ele se aliviou. Também pediu para fumar o seu cachimbo."
Na manhã do dia 9 de outubro, um helicóptero com oficiais pousou em La Higuera. Tomaram o diário de Guevara - publicado no Brasil em 1997 pela editora Record - e deram um prato de sopa de amendoim para ele almoçar. Então, fuzilaram Wily e um outro combatente, Chino (o peruano Juan Pablo Chang Navarro). Às 13 horas, o sargento Mario Terán desferiu dois tiros de M2 em Guevara.
Minutos após, Reginaldo Ustariz Arze entrevistado por jornalistas, disse-lhes: "Confirmo e reitero, o Che foi assassinado!, não morreu em combate”.Tinha 39 anos!

A fotografia correu mundo - o Che morto assumia a imagem de um novo Cristo sacrificado. Nascia o mito.

Em plena década de 70, juntas militares subiram ao poder em vários países da América Latina, organizando um dos planos mais sangrentos da história do continente. Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Brasil oficializaram em 1975 a "Operação Condor", tendo em vista lutar contra o comunismo mundial e reprimir os seus opositores. No total, mais de 35 mil pessoas foram mortas ou desapareceram durante este período. Ainda hoje é prática comum as ditaduras latino-americanas promoverem o desaparecimento silencioso dos seus opositores.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Baixar o Documentário - Sacrificio: Quem Traiu Che Guevara? - A história oficial diz que foi o argentino Ciro Bustos quem informou ao exército boliviano que Che Guevara estava nas selvas daquele país. Será? http://mcaf.ee/3qve4

7:31 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

eu sou cubado, agradeça por viver em um país capitalista, cuba esta uma desgraça graças do socialismo!! não apoie esse demonio de che guevara, foi ele que executou meu tio por ser opositor! cuba era rico e era prospero antes do socialismo

12:21 da manhã

 

Enviar um comentário

<< Home